quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mais três mil médicos cubanos chegam hoje ao Brasil Publicação: 04/11/2013 07:59 Atualização: SÃO LOURENÇO DA MATA FICA DE FORA!

A SAÚDE DE SÃO LOURENÇO ESTÁ ASSIM


O Programa Mais Médicos recebe, a partir de hoje, o maior contingente de profissionais cubanos desde que o programa foi lançado, em julho. De acordo com o Ministério da Saúde, 3 mil médicos da ilha caribenha desembarcam no Brasil — serão 2,6 mil chegando às capitais, onde vão cursar o módulo de avaliação do programa. O restante estará por aqui na semana que vem. Assim, a quantidade de cubanos que prestará serviços ao Brasil será maior do que o previsto inicialmente.

Quando o governo brasileiro assinou o termo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde para trazer os médicos de Cuba ficou acertado que, ao todo, 4 mil profissionais viriam neste ano. Como na primeira leva desembarcaram por aqui 400 e, na segunda, 2 mil, agora o número total já chega a 5,4 mil. Ou seja, 1,4 mil a mais que o estimado.

Opositores ao Palácio do Planalto criticam as condições em que os cubanos chegam ao país. Entidades médicas também questionam a qualidade técnica desses profissionais. Em meio aos ataques, o governo afirmou que abriria inscrições individuais para médicos brasileiros e formados no exterior todo mês. No entanto, o mês de outubro já se encerrou e o terceiro ciclo ainda não foi lançado.

O Ministério da Saúde informou que os profissionais cubanos serão alocados em postos não preenchidos por candidatos brasileiros e demais estrangeiros do Mais Médicos. A previsão da pasta é que os recém-chegados comecem a atuar nos municípios em dezembro. “Enquanto houver brasileiros sem médico, vamos continuar trazendo profissionais para atuar no programa. A melhoria da assistência em atenção básica aumenta o controle de doenças crônicas, reduz a mortalidade materna e as filas nos hospitais”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Fonte Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário