quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ação começou tensa, nesta terça, mas clima está tranquilo segundo PM. MST diz que irá reunir-se com governo estadual ainda esta semana.20/11/2012 14h52 - Atualizado em 20/11/2012 16h58 Famílias são obrigadas a desocupar usina em São Lourenço da Mata, PE


Famílias que ocupavam um terreno do engenho da Usina Bulhões, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, estão sendo despejadas nesta terça-feira (20). A ação de reintegração de posse é executada pelo 20°BPM e deve seguir até o início desta noite. O início do trabalho contou com resistência dos moradores, que atearam fogo em pneus na entrada do acampamento. Após negociações, o despejo segue tranquilo, segundo a Polícia Militar e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O MST informou que 200 famílias moravam no acampamento Maria Paraíba. Já a polícia afirma que são 30 famílias, com 69 pessoas. A reintegração de posse começou por volta das 5h, com apoio de 150 homens do 20°BPM, Batalhão de Choque, BPRv, entre outras corporações. No início, o clima ficou tenso, principalmente porque os agricultores temiam perder a colheita das lavouras.

As famílias queriam adiar o despejo para 10 de dezembro. "Nós só aceitamos sair após negociar com o Estado. Ficou acertado que eles não vão derrubar as plantações da gente no terreno e vamos ter, ainda esta semana, uma reunião com o governo e com o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] para resolvermos para onde as pessoas vão", explicou o dirigente estadual da Regional Metropolitana do MST, Clebson Santos.

De acordo com o MST, a Usina Bulhões faliu em 2008 e, desde então, os trabalhadores pedem a posse da terra. Segundo o tenente-coronel Fernando Correia, o caso tramitava na Justiça há cerca de dois anos e a ação de despejo foi emitida este mês. "Não foi preciso o emprego de força no despejo, que deve terminar no início da noite. Três caminhões estão levando os perteneces das famílias aos locais indicados por elas", disse.

FONTE GI =PERNAMBUCO NORDESTE GLOGO / POSTAGEM DE HERCULANO DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário